Compressor de geladeira funcionando, mas não esfriando

Se o compressor estiver funcionando, mas não esfriando, você poderá resolver o problema verificando a temperatura na geladeira. Se a temperatura estiver definida corretamente, a causa mais provável do problema é que as bobinas do evaporador congelaram. Se o problema não for causado pelas bobinas do evaporador, o ventilador do evaporador e o ventilador do condensador devem ser verificados. No entanto, a primeira coisa a verificar é se o compressor precisa ser substituído.

O compressor ainda está funcionando?

Se o compressor do refrigerador estiver funcionando, mas o refrigerador não estiver esfriando, primeiro você precisa determinar se o refrigerador está esfriando. Para fazer isso, você precisa verificar a temperatura do compartimento da geladeira.

Se a temperatura do compartimento do refrigerador estiver abaixo de 50 graus Fahrenheit, é provável que o compressor esteja funcionando, mas não esfriando o suficiente.

Se a temperatura no compartimento do refrigerador estiver mais próxima de 50 graus Fahrenheit do que os 37 graus Fahrenheit recomendados, o refrigerador provavelmente não está esfriando, mesmo com o compressor funcionando.

Se o refrigerador não estiver resfriando, o compressor provavelmente está quebrado e pode precisar ser substituído. Problemas sérios com o compressor geralmente exigem um técnico de geladeira treinado para reparar o compressor ou instalar um novo.

Substituindo o Compressor

Se o compressor estiver quebrado, você precisará decidir se deve comprar um novo compressor e instalá-lo ou se seria mais econômico comprar um novo refrigerador.

A compra de uma geladeira nova depende da idade da geladeira. A maioria dos refrigeradores tem uma vida útil de 13 anos, com alguns durando 20 anos e outros durando 10.

Se você tem sua geladeira há quase 13 anos, comprar uma geladeira nova geralmente é a melhor opção. Considerando que, se a geladeira tiver menos de 5 anos, substituir o compressor é provavelmente a melhor escolha.

Ao decidir, você também deve levar em consideração a garantia que obteria com uma geladeira nova. Lembre-se também de que, à medida que um refrigerador envelhece, é mais provável que desenvolva outros problemas que possam exigir reparos caros ou substituição de peças.

Compressor funcionando, mas não refrigerando

Siga estas dicas para solucionar o problema.

Verifique as configurações de temperatura

Antes de verificar quaisquer outros componentes, certifique-se de que a temperatura está ajustada corretamente. Se você tiver um botão para controlar a temperatura da geladeira, o número mais alto geralmente representa o mais frio que a geladeira pode ficar (10 = mais frio, 1 = mais quente).

Como mencionado acima, a maioria dos fabricantes recomenda uma temperatura de geladeira de 37 graus Fahrenheit. Os freezers devem ser ajustados para zero graus Fahrenheit.

Bobinas de evaporador congeladas

A razão mais comum pela qual um refrigerador não está refrigerando é um problema com as bobinas do evaporador. Com o tempo, as serpentinas do evaporador podem ficar cobertas de gelo, o que impede que as serpentinas funcionem corretamente. Se as bobinas estiverem cobertas de gelo, o gelo precisará ser descongelado para corrigir o problema.

Para verificar as bobinas do evaporador:

  1. Localize as bobinas do evaporador, geralmente atrás de um painel na parte de trás do compartimento do freezer.
  2. Limpe o freezer para que você possa acessar o painel traseiro.
  3. Remova o painel da serpentina do evaporador na parte de trás do compartimento do freezer. Dependendo do tipo de refrigerador, pode ser necessário desparafusar o painel ou soltá-lo para removê-lo.
  4. Verifique as bobinas quanto a geada ou acúmulo de gelo. Se as bobinas estiverem completamente cobertas de gelo, elas precisarão ser descongeladas.

Para descongelar as serpentinas do evaporador:

  1. Desligue o frigorífico da fonte de alimentação.
  2. Transfira os alimentos que podem estragar para outra geladeira ou refrigerador.
  3. Abaixe as toalhas para coletar a água do degelo.
  4. Deixe a geladeira por 24-48 horas para descongelar.
  5. Após 24 horas, verifique as serpentinas do evaporador. Embora pareçam ter sido descongelados, se você puder deixá-los por mais tempo, isso garantirá que todo o gelo derreteu completamente.

Um secador de cabelo pode ser usado para acelerar o degelo. No entanto, o secador de cabelo deve ser ajustado para uma temperatura baixa, pois muito calor pode rachar uma bobina do evaporador ou derreter componentes de plástico no compartimento do freezer.

Se você reconectar a geladeira à energia e o problema for resolvido, as bobinas do evaporador provavelmente congelaram devido a um temporizador de degelo, termostato de degelo ou aquecedor de degelo com defeito. Cada peça deve ser testada com um multímetro para determinar se tem continuidade (um caminho elétrico contínuo) ou se precisa ser substituída.

Ventilador do evaporador com defeito

Se o refrigerador não estiver resfriando e estiver fazendo barulhos estridentes com o aumento da vibração, o ventilador do evaporador provavelmente está com defeito.

Para verificar o ventilador do evaporador:

  1. Localize o ventilador do evaporador na parte traseira do compartimento do freezer próximo às serpentinas do evaporador.
  2. Use a mão para sentir se o ventilador está funcionando, soprando ar.
  3. Verifique se as pás do ventilador não estão restritas e podem girar livremente.
  4. Se as pás do ventilador não estiverem restritas, mas o ventilador do evaporador não estiver funcionando, teste o ventilador com um multímetro para determinar se ele precisa ser substituído.

Ventilador do condensador ruim

O ventilador do condensador aspira o ar externo para resfriar as bobinas do condensador e o compressor. O ar é então enviado através da grade da base. Se o ventilador do condensador não estiver funcionando, isso fará com que o ventilador do compressor superaqueça e pare de funcionar corretamente. Um ventilador do condensador com defeito também pode fazer com que o compressor não ligue.

Se o ventilador do condensador estiver com defeito, você provavelmente notará um ruído incomum vindo da parte de trás do refrigerador.

Na maioria dos refrigeradores, o ventilador do condensador pode ser acessado removendo um painel de acesso atrás do refrigerador.

Para verificar o ventilador do condensador:

  1. Desligue o frigorífico da fonte de alimentação.
  2. Afaste o refrigerador da parede para que você possa acessar o painel traseiro.
  3. Use uma chave de porca ou chave de fenda para remover o painel traseiro.
  4. Verifique se a pá do ventilador pode girar livremente. Se a lâmina não girar livremente, o motor provavelmente está com defeito e precisará ser substituído.
  5. Verifique se o compressor e o ventilador do condensador estão funcionando reconectando a energia. Com a energia reconectada, tanto o compressor quanto o ventilador do condensador devem ligar.
  6. Outro teste é usar um ventilador ou secador de cabelo para soprar ar frio sobre o compressor. Se o compressor esfriar e começar a funcionar, é provável que um ventilador do condensador defeituoso seja o responsável pelo problema do compressor.
  7. O motor do ventilador também pode ser testado com um multímetro para determinar se ele precisa ser substituído.

Outras Causas Possíveis

Se as bobinas do evaporador, o ventilador do evaporador ou o ventilador do condensador não forem responsáveis ​​pelo compressor não resfriar, o relé de partida, as bobinas do condensador ou o termistor devem ser verificados para diagnosticar melhor o problema.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.